A Certidão de Casamento é documento oficial requisitado em diversas ocasiões, principalmente quando pretendemos praticar algum ato que exija formalidades como, por exemplo, a venda de um imóvel.

Esses procedimentos administrativos geralmente demandam que a certidão tenha sido emitida em, no máximo, 90 dias, de modo que provavelmente teremos que solicitar uma segunda (terceira, quarta) via do documento.
Se no passado o procedimento era demorado, pois tínhamos que nos locomover até o cartório original, esperar por longas filas, pagar taxas, atualmente todo o procedimento pode ser feito online.

É possível ter acesso ao documento digital através do site Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN BRASIL) !

Veja que solução maravilhosa, prática e mais rápida. Ainda mais agora neste momento de isolamento social que estamos enfrentando.

Confira abaixo o procedimento, é bem simples.

1º Passo

Entre no site Registro Civil e clique na opção “Casamento”.

Perceba que é possível realizar uma série de atividades, como requerer a 2 via da certidão de nascimento, de óbito, localizar a certidão, verificar o status do pedido de CPF, localizar algum cartório e mais.

2º Passo

Nesta etapa você deve inserir o estado, a cidade e o cartório onde a certidão foi emitida. É importante ter a sua certidão original, ou a cópia dela, em mãos, para conferir esses dados.

3º Passo

Aqui você deverá informar o seu nome completo (primeiro cônjuge ) e o do seu marido ou esposa

(segundo cônjuge ), além da data do casamento.

 

4º Passo

Nesta etapa você deverá digitar os outros dados que estão em sua certidão de casamento original.

Livro, folha e termo ( pode ser que no lugar de termo esteja escrito assento), fique tranquilo caso falte algum número, o site preencherá automaticamente.

Se por acaso você tiver perdido a certidão, não se preocupe, os números não são obrigatórios, apenas clique em “Próximo” .

5º Passo

Agora você terá duas opções:

1. Poderá selecionar que a segunda via do documento seja impressa em papel oficial, sendo que neste caso poderá receber na sua casa, enviada pelos Correios, ou retirar no cartório de sua preferência. Caso você selecione a primeira opção também poderá solicitar o “Apostilamento”. Isso significa que o documento será válido em todos os países que assinaram a Convenção de Haia.

2. Além disso, poderá selecionar que a certidão seja eletrônica, enviada por e-mail. Neste caso você receberá um link e poderá ter acesso ao documento quando quiser, desde que faça o login no site do Registro Civil. Fique atento, pois, nesta situação a Certidão online não é aceita por todos os órgãos. Por isso, antes de solicitar esta opção, deverá verificar com o órgão que receberá a Certidão se aceita o documento neste formato.

6º Passo

 

Em “Resumo”, você basicamente deverá confirmar os dados que foram enviados até então.
Não se esqueça de marcar a opção “Declaro que li e aceito os termos de uso”.
Perceba que atualmente, em abril de 2021, o valor tanto da certidão impressa quanto digital pode variar de cartório para cartório. Já o Apostilamento é mais caro- verifique se existe a necessidade de fazê-lo, você terá que apresentar a sua certidão no exterior? Se a resposta for negativa, não há necessidade.

Além destes gastos, você terá de pagar uma taxa administrativa no valor simbólico.

Os valores acima não correspondem à realidade.

7º Passo


Para continuar o procedimento e efetuar o pagamento, você deverá criar uma conta no site Para isso, clique em “Não tem uma conta? Crie uma agora”. Depois, informe seus dados pessoais, o seu melhor e-mail e a senha.
Feito isso, o cadastro estará quase concluído!

8º Passo

Você receberá em seu e-mail um código de verificação. Insira o código e será redirecionado ao carrinho.

9º Passo

 

Caso você tenha escolhido a opção de certidão de casamento impressa, escolha o melhor método de entrega.
Você poderá optar em receber em casa, tendo de pagar o frete dos Correios, ou poderá retirar a certidão no cartório mais próximo de sua residência, tendo que pagar uma taxa administrativa.

O próprio site lhe informará os cartórios mais próximos do endereço escolhido. Você deverá selecionar uma das opções, clicando no nome do cartório para visualizar as informações sobre ele

10º Passo

Por fim você deverá selecionar o melhor método de pagamento entre cartão de crédito, carteira virtual e boleto.

11º Passo

Agora é só acompanha o status do seu pedido fazendo o login no site do Registro Civil.

 

Pessoal, chegamos ao final do nosso artigo.
Esse artigo foi útil para você?
Conte pra gente nos comentários.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*