Acredite ou não, mas você sabia que mais de 45 milhões de brasileiros não possuem contas bancárias? E outros tantos milhões até têm conta, mas não as utilizam por conta das taxas caríssimas cobradas na hora de realizar transações?
Pensando nisso, o Governo Federal lançou o Pix para simplificar as relações financeiras e de pagamento e reduzir , até mesmo extinguir, as taxas cobradas nas operações.
Com o Pix é possível realizar transferências instantâneas, até mesmo fora do horário comercial, e o valor chega na conta do destinatário em questão de segundos. Parece um mecanismo tão inovador, que muitos ficam com a “pulga atrás da orelha” em relação aos cuidados que se deve ter com essa nova modalidade.
Vejamos agora alguns aspectos de segurança que você deve ter atenção.
Os Perigos Do Pix
As transações via Pix podem ser feitas por uma chave de identificação do destinatário, que é o identificador único da conta em um banco. Ou seja, basta que aquele que receberá o dinheiro envie o identificador único para quem vai pagar.
Ocorre que muitas pessoas estão utilizando o próprio CPF ou o número de telefone como chave do Pix, sem pensar nos riscos que isso pode gerar.
CPF
Vamos pensar primeiro em relação ao CPF. Por mais que todos digam que devemos tomar cuidado com o nosso número de CPF, que não devemos passar para qualquer pessoa, ele se encontra , de certa forma, espalhado por aí.
Você consegue se lembrar de quantas vezes já solicitaram o seu CPF e passou sem nem pestanejar? Pois é! Pensando nisso, imagine a seguinte situação: um golpista pode pegar o seu CPF e iniciar um PIX para você, sem a intenção de concluir a operação.
Na metade do procedimento, ele já vai ter acesso ao seu nome completo e ao seu Banco, na janela de confirmação, antes de digitar a senha para concluir o processo.
Com todos esses dados em mãos, pode te ligar, dizendo que é funcionário do seu Banco e solicitar diversos outros dados, como o número do cartão e senhas e fazer a festa! Usar o seu dinheiro!
Fique atento, pois não é tão difícil cair nessa armadilhas.
Número do Celular
Já em relação ao número do celular como chave Pix, pensemos nessa outra situação: certamente você faz parte de vários, ou pelo menos alguns, grupos no Whatsapp, certo?
Com certeza, é membro de grupos que nem mesmo conhece todas as pessoas que estão lá. Imagine que alguém de um desses grupos, de má fé, consiga pegar o contato de um dos participantes que deixou tanto a foto, quanto o nome visível.
Da mesma forma, o golpista inicia um Pix para a vítima, com o número do celular, sem a intenção de concluir a operação. Na metade do procedimento, ele já vai ter acesso ao nome completo, ao telefone, ao Banco e também alguns números do CPF que aparecem na janela de confirmação, antes de digitar a senha para concluir. Aí é só aplicar o golpe que falamos acima !
Agora que você já sabe os cuidados que deve ter em relação ao seu número do celular, verifique as configurações de privacidade do Whatsapp ( Conta > Privacidade > Meus Contatos) e permita que apenas os seus contatos consigam ver a sua foto e o seu nome.
As Chaves Mais Seguras Do Pix
Se você é cauteloso e não quer compartilhar informações pessoais com desconhecidos, existem outras possibilidades de criação de chave para compartilhar com pessoas fora do seu ambiente de confiança.
Um caminho interessante a seguir para ter segurança com o Pix é criar um e-mail específico para a transação ( ex: emailpixBANCO3456@…. ). Essa conta de e-mail nem precisa, e nem deve, ter o seu nome e você só irá utilizá-la como chave Pix.
Chave Aleatória
Existe a possibilidade de que o seu Banco permitia geração de Chaves Aleatórias. Essas chaves são, na verdade, um código de letras e números, gerado aleatoriamente pelo Banco Central.
É importante verificar no aplicativo do seu Banco se o código gerado pode ser usadas uma única vez ou em várias transações, sem que você precise gerar novos códigos a cada pagamento que tenha que receber.
Pessoal, chegamos ao fim do nosso artigo! Mais um da série “Pix”, a nova modalidade de pagamento que tem gerado muito interesse, mas também muitas dúvidas, a todos os usuários.
Não deixe de ler os nossos outros artigos sobre o tema e sempre nos conte as suas experiências!
Até a próxima.
[…] você já fez o Pix alguma vez, percebeu que demora algo em torno de 10 segundos para a transação ser […]