22.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioConsumidorMeu Cartão Foi Clonado! O Que Devo Fazer?

Meu Cartão Foi Clonado! O Que Devo Fazer?

Foi-se o tempo das maquininhas chupa cabra. Quem não se lembra daquelas máquinas que clonavam o nosso cartão de crédito quando fazíamos alguma compra em lugares não tão confiáveis?

Posto de gasolina na beira de estrada, barraquinhas de camelô e por aí vai. Pois é, se tanta coisa evoluiu nos últimos anos, as formas de clonagem de cartão de crédito não poderiam ser diferentes. Como hoje em dia a maioria dos cartões têm chip, sendo seu nível de segurança maior do que no passado, as modalidades de fraude de cartão tiveram que se aperfeiçoar.

E onde nós, usuários bancários, nos vemos mais fragilizados? Onde a segurança bancária deixa a desejar? Onde “vacilamos” no cuidado com nossos dados financeiros? No momento em que realizamos compras online!

O Cuidado Com as Compras Online


Durante esses últimos meses, o número de compras pela internet cresceu exponencialmente. Um dos efeitos da Pandemia foi, justamente, o aumento de compras online. Quem já comprava pela internet, passou a comprar ainda mais. Quem ainda tinha algum tipo receio, passou a não ter mais alternativas e cedeu às compras através de alguns cliques.

Isso tudo, na verdade, foi maravilhoso! Permitiu que várias empresas continuassem a promover a suas atividades e possibilitou que muitos micro empreendedores percebessem uma nova possibilidade de fazer negócios.

Mas qual o problema disso tudo? Qual o problema das compras pela internet? Muitas vezes o usuário, o consumidor, acaba não sabendo distinguir um site confiável de um site não confiável. De repente está entrando em páginas desconhecidas, com ofertas de produtos e serviços “imperdíveis”, promoções inimagináveis e nunca vistas.

O usuário visualiza o produto, surge o desejo da compra, digita, sem medo, todos os seus dados e, por fim, acaba se enrolando em uma compra fria! ERA TUDO FALSO! Os “hackers”, se assim podem ser chamadas, colhem todos os dados  principalmente o número de seu cartão de crédito e, até ser descoberta a fraude, o cliente fica esperando o produto que nunca chega.

O “hacker” tendo todos os dados do comprador, consegue realizar outras compras online. E quando o usuário vai perceber, se espanta com diversos gastos, de compras que nunca fez, mas em seu nome.

O Que Devo Fazer Se o Meu Cartão Foi Clonado ?

 

Pois bem, imagine que você esteja vivendo essa situação! O que você deve fazer de agora em diante?

  1. A primeira coisa a ser feita é ligar para o seu Banco e pedir para bloquear IMEDIATAMENTE a permissão do uso do seu cartão para compras online. Caso contrário, aquele “hacker” continuará a gastar o seu dinheiro.
  2. O segundo passo é abrir uma reclamação. O Banco dará início a um procedimento administrativo interno e provavelmente não vai te dar razão nenhuma. É bem provável que o Banco diga que nada pode ser feito. Mas não desanime e faça a tentativa!
  3. Se o Banco não assumir a culpa, dependendo do valor que você “perdeu”, pode ser interessante dar início a um processo judicial. Procure um advogado e busque a melhor alternativa para essa situação. É muito importante que você saiba que no processo judicial a prova da fraude quem tem que fazer é o Banco. Ora, não tem como o cliente provar que NÃO fez determinada compra. É o Banco que tem todos os dados da compra! O IP em que foi realizada, o endereço de entrega. Fique esperto!

Como Não Cair No Golpe Novamente ?

Você deve estar se perguntando agora: tudo bem, já entendi o que devo fazer se a fraude acontecer. Mas o que devo fazer para evitá-la?

1. É muito importante que você abra conta em um Banco que te forneça ferramentas de segurança que lhe permitam ter mais controle de suas compras online.

Verifique se o seu Banco tem as seguintes funcionalidades:

1.1 Após todas as compras que realizar, você receberá uma mensagem de alerta. Isso permitirá que tenha controle de todos os gastos no cartão em tempo real.

1.2 Possibilidade de gerar um cartão virtual. Pelo aplicativo do Banco, você consegue habilitar e desabilitar, a qualquer momento, a possibilidade de compras online. Assim, poderá permitir essa modalidade de compra, somente quando estiver realizando a sua compra.

2. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar! Ao realizar compras online, não forneça informações de pagamento em sites duvidosos.

3. Antes de comprar, verifique a reputação da empresa. Se outras pessoas já compraram pelo site, se receberam o produto. Muito cuidado!

4. Jamais mande fotos do seu cartão para ninguém.

Pessoal, por hoje é só!

Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo. Você já passou por alguma situação de clonagem de cartão? O que você fez? Tem alguma outra sugestão de segurança?

Compartilhe a sua experiência com a gente.

Até a próxima.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidos

Recent Comments

curso de informática sobre Abertura de MEI para Aposentado