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Certidão De Óbito Online

É verdade que ninguém gosta de falar sobre o assunto. O falecimento de alguém é sempre um evento muito triste. Apesar disso, a Certidão de Óbito é documento oficial requisitado em diversas ocasiões!

Quando pretendemos praticar algum ato que exija formalidades como, por exemplo, a partilha de bens do falecido, a apresentação da certidão de óbito é essencial.

Esses procedimentos administrativos geralmente demandam que a certidão tenha sido emitida em, no máximo, 90 dias, de modo que provavelmente teremos que solicitar uma segunda (terceira, quarta) via do documento.
Se no passado o procedimento era demorado, pois tínhamos que nos locomover até o cartório original, esperar por longas filas, pagar taxas, atualmente todo o procedimento pode ser feito online.

É possível ter acesso ao documento digital através do site Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN BRASIL) !

Veja que solução maravilhosa, prática e mais rápida. Ainda mais agora neste momento de isolamento social que estamos enfrentando.

Confira abaixo o procedimento, é bem simples.

1º Passo

certidão-de-óbito

Entre no site Registro Civil Registro Civil  e clique na opção “Óbito”.
Perceba que é possível realizar uma série de atividades, como requerer a 2 via da certidão de casamento, de nascimento,  localizar a certidão, verificar o status do pedido de CPF, localizar algum cartório e mais.

2º Passo

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Nesta etapa você deve inserir o estado, a cidade e o cartório onde a primeira certidão foi emitida. É importante ter a sua certidão original, ou a cópia dela, em mãos, para conferir esses dados.

3º Passo

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Aqui você deverá informar o seu nome completo do falecido e a data do óbito.

4º Passo

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Nos campos de filiação você deverá digitar o nome da mãe e do pai do falecido.

5º Passo

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Nesta etapa você deverá digitar os outros dados que estão na certidão de óbito original. Livro, folha e termo ( pode ser que no lugar de termo esteja escrito assento), fique tranquilo caso falte algum número, o site preencherá automaticamente.

Se por acaso você tiver perdido a certidão, não se preocupe, os números não são obrigatórios, apenas clique em “Próximo” .

6º Passo

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Agora você terá duas opções:

1. Poderá selecionar que a segunda via do documento seja impressa em papel oficial, sendo que neste caso poderá receber na sua casa, enviada pelos Correios, ou retirar no cartório de sua preferência.
2. Além disso, poderá selecionar que a certidão seja eletrônica, enviada por e-mail. Neste caso você receberá um link e poderá ter acesso ao documento quando quiser, desde que faça o login no site do Registro Civil. Fique atento, pois, nesta situação a Certidão online não é aceita por todos os órgãos. Por isso, antes de solicitar esta opção, deverá verificar com o órgão que receberá a Certidão se aceita o documento neste formato.

7º Passo

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Em “Resumo”, você basicamente deverá confirmar os dados que foram enviados até então.

Não se esqueça de marcar a opção “Declaro que li e aceito os termos de uso”.

Perceba que atualmente, em abril de 2021, o valor tanto da certidão impressa quanto digital pode variar de cartório para cartório.

Além destes gastos, você terá de pagar uma taxa administrativa no valor simbólico.

8º Passo

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Para continuar o procedimento e efetuar o pagamento, você deverá criar uma conta no site Para isso, clique em “Não tem uma conta? Crie uma agora”. Depois, informe seus dados pessoais, o seu melhor e-mail e a senha.
Feito isso, o cadastro estará quase concluído!

9º Passo

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Você receberá em seu e-mail um código de verificação. Insira o código e será redirecionado ao carrinho.

10º Passo

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Caso você tenha escolhido a opção de certidão de óbito impressa, escolha o melhor método de entrega.

Você poderá optar em receber em casa, tendo de pagar o frete dos Correios, ou poderá retirar a certidão no cartório mais próximo de sua residência, tendo que pagar uma taxa administrativa.

O próprio site lhe informará os cartórios mais próximos do endereço escolhido. Você deverá selecionar uma das opções, clicando no nome do cartório para visualizar as informações sobre ele

11º Passo

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Por fim você deverá selecionar o melhor método de pagamento entre cartão de crédito, carteira virtual e boleto.

12º Passo

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Agora é só acompanha o status do seu pedido fazendo o login no site do Registro Civil.

 

Pessoal, chegamos ao final do nosso artigo.
Esse artigo foi útil para você?
Conte pra gente nos comentários.

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